sábado, 24 de setembro de 2011

Livro sobre Metallica

Steven Ward do PopMatters realizou recentemente uma entrevista com o renomado jornalista inglês de rock, Mick Wall, sobre seu livro recém lançado, "Metallica: Enter Night - The Biography". Alguns trechos da conversa podem ser conferidos abaixo.
      PopMatters: Você faz algumas ressalvas sutis no livro de que Cliff Burton, ex-baixista do Metallica não teria gostado que a banda tivesse prosseguido tão rapidamente com seu substituto. Eu acho que você fez uma piada sobre Kirk, quando ele te diz em uma entrevista que Cliff teria gostado que fosse dessa forma. Mas durante uma das últimas entrevistas de Cliff, ele não fala sobre Lars Ulrich, morrer, e então diz que a banda continuaria e prosseguiria?
     Wall: Eu não acredito que as ressalvas tenham sido sutis, na verdade. Eu acredito que o que eu disse é inequivocado. A banda não continuou só porque "Cliff gostaria que fosse assim", que foi o que eles falaram na época. Eles continuaram pois o que mais poderiam fazer? Caras como Lars e James, que começaram a banda antes do Cliff entrar, certamente não jogariam a toalha enquanto suas carreiras estavam começando a decolar, mesmo que amassem Cliff.
    PopMatters: Como a pergunta sobre o Cliff, você acha que o Metallica teria feito tanto sucesso se mantivessem Dave Mustaine na banda?
   Wall: Eu acho que o fato de Dave Mustaine ter sido despedido da banda permitiu que o Metallica se tornasse muito mais focado. Permitiu que a mesma coisa acontecesse com Dave, por motivos diferentes. O resultado foi duas bandas incríveis, ambas de grande sucesso.
   PopMatters: Existem outros livros sobre o Metallica, incluindo um muito bom do escritor da
Metal Hammer, Joel McIver. Você escreveu o livro porque achou que já era tempo que alguém fizesse uma biografia mais completa, que não fosse tão feita por fã? Obviamente, você não poderia ter escrito este livro se ele fosse autorizado pela banda, certo?
   Wall: Eu não escrevi o livro para os fãs, e eu não escrevi para a banda. Eu escrevi como eu escrevo todos os meus livros, para aqueles que gostam de bons livros. A história do Metallica é fascinante. Melhor que ficção. Eu achei que era tempo para uma biografia literária de verdade, que tivesse sido escrita para adultos.
   PopMatters: Eu fiquei surpreso de aprender alguns detalhes sobre a banda em seu livro, James liderando uma banda glam de L.A. sem uma guitarra para se esconder, a banda ouvindo Peter Gabriel e The Police no ônibus de turnê (não muito metal); e, principalmente, Lars ser um baterista tão ruim e ter aulas até a época do "Master of Puppets". Houve algo que te surpreendeu durante sua pesquisa?
   Wall: Na verdade, não. Você precisa entender que quando eu os encontrei pela primeira vez, eles eram crianças, quase 30 anos atrás. A amplitude do interesse musical deles não era nenhuma surpresa. É uma das razões pela qual eles não acabaram como o Slayer ou o Iron Maiden. Como um todo, no entanto, tudo sobre a história me surpreendeu. A coisa principal sobre meus livros é absolutamente não repetir o que todo mundo já disse. Para realmente pensar sobre as coisas. De falar com aqueles que estavam lá, ajudando a tomar decisões chaves, e descobrir o que estava realmente rolando, não o que os escritores-fãs dizem ter acontecido. É tudo sobre as nuâncias. Eles precisam contar suas próprias histórias e como autor, você precisa prestar atenção e tentar entender, mesmo quando elas parecem não fazer sentido inicialmente para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário